Relatório Operacional

Navios & Manuseio De Carga Geral

INDICADORES REAL 2021 REAL 2022 Variação
1 2 2:1
III. NAVIOS RECEBIDOS 197 130 -34,0%
1. Cabotagem 53 1 -98,1%
Carga geral 11 0 -100,0%
Porta-contentores 9 0 -100,0%
Outros 0 0
Tanques 0 0
Navios Mistos 33 1 -97.0%
2. Longo curso 144 129 -10,4%
Carga geral 29 31 6,9%
Graneleiro 37 38 2,7%
Navios Mistos 0 1
Ró-Ró 0 0
Frigoríficos 4 0 -100%
Porta-contentores 74 59 -20,3%
Tanques Tanques Não operado pela PN
3. Não Comercias 0 0

A quantidade de navios que escalou o porto foi de 130, menos 34 % do que no ano anterior.
Como se depreende da tabela baixo a diferença substancial está na Cabotagem.

Quanto ao VOLUME TOTAL manuseado temos:
Distribuído por tipo de carga e por regime:

Principais produtos: Clínquer, Trigo a granel, Fertilizantes (principalmente em Trânsito para o Malawi), Feijões e Soja no regime de exportação.

Principais destaques quanto á carga geral em relação a 2021:
  • Redução de 37 % na importação de Trigo a Granel – falta de produto a nível mundial, devido principalmente ao conflito Russia-ucrânia
  • Redução de 22 % na Importação de Fertilizante devido á falta de divisas no Malawi.
  • Redução de 20 % na importação de Clínquer.
  • Redução de 20 % na importação de Clínquer.
  • Exportação de 39 000 Tons de Minério de Ferro, 1ª dos últimos 5 anos.
  • Melhoria no transporte ferroviário no segundo semestre do ano, mas longe do potencial do corredor do norte.

Manuseio Da Carga Contentorizada

INDICADORES REAL 2022 (Acum. Dezembro)
REAL 2021 REAL 2022 Variação
1 2 3
II. CONTENTORES (TEUs) 71 402 69 120 -3,2%
1. Cabotagem 1 646 5 -99,7%
1.1 Embarque 929 5 -99,5%
1.2 Desembarque 717 0 -100,0%
2. INTERNACIONAL 67 021 66 717 -0,5%
2.1 Moçambique 62 595 64 469 3,0%
2.1.1 Embarque 31 605 32 181 1,8%
2,1,2 Desembarque 30 990 32 288 4,2%
2.2 Trânsito 4 426 2 248 -49,2%
2.2.1 Embarque 1 471 1 257 -14,5%
2.2.2 Desembarque 2 955 991 -66,5%
3. OUTROS MOVIMENTOS 2 735 2 398 -12,3%
3.1. Baldeacao 25 12 -52,0%
3.2 Rearrumcao 2 710 2 386 -12,0%
3.2.1 Externa 1 416 994 -29,8%
3.2.1. Interna 1 294 1 392 7,6%
A descida de 3,2 % em relação ao ano anterior deve-se principalmente:
  • À falta de contentores no mercado mundial, o que levou exportadores locais de produtos agrícolas a usarem o método de embarque a granel.
  • À subida do preço do contentor – Por exemplo em Julho de 2022, o custo médio do frete do contentor no mercado global alcançou US$ 6.500. O valor é quatro vezes maior que o observado antes da pandemia, mas representa uma queda de 29% em relação ao fim de 2021, quando o frete médio global esteve próximo à US$ 10 mil por contentor.
  • Na carga em Trânsito (Malawi) e apesar de uma nova dinâmica na Ferrovia, registamos de novo uma quebra de 34 % no total da carga transportada e 49 % de redução no transporte de contentores.
Empacotamentos & Desempacotamentos & Camiões Internos:

NB: A movimentação interna de contentores com recurso ao camião, apresenta um diferencial de + 5 % em relação ao manuseamento dos navios no ano, o que tendo em conta a situação de reabilitação do porto, considera-se muito positiva a gestão operacional efetuada.
Com este controlo pretende-se que a relação manuseamento do navio vs. Movimentação interna de contentores não ultrapasse uma variação de mais 20/25 %.

Por outro lado, o facto de a gestão do parque não estar sob nosso controlo obriga a que um número de remoções e movimentações internas seja realizado por excesso, ficando este custo-extra em combustível e recursos a ser “absorvido” pela PN. Para o ano em analise registamos 21 055 remoções não programadas de contentores com recurso ao equipamento portuário (RS & RTGs).

Manutenção Do Equipamento Portuário

A disponibilidade técnica global do ano de 2022 foi de 79,3 % e em 2021 foi de 82.3 %.

A disponibilidade geral do equipamento foi principalmente afectada nas máquinas Reach Stackers tem que tivemos avarias grossas (eletrónicas & motor), principalmente nas Kalmares e Ferrari.
Quanto às 2 RTGs, durante o ano surgiram avarias mecânicas resultantes do desgaste normal e do tempo de vida do equipamento, como por exemplo o desgaste/rompimento dos cabos do spreader (trocados a cada 5 anos).
Tecnicamente conseguimos dar resposta com recurso a empresas locais, mas mantemos o alerta para a escassez e dificuldade de se encontrarem peças no mercado, principalmente ao nível eletrónico dada a sua especificidade.

Indicadores De Performace – KPI`S

A performance mede-se pela definição de alguns indicadores definidos pelo contrato em curso. Este indicador tem ajudado na planificação dos navios a dar uma estimativa do tempo teórico de permanência dos navios no cais.

NB: estes KPIs serão revistos em breve, após a entrega do novo equipamento portuário no âmbito do projecto de requalificação do porto – 2 Pórticos de cais + 6 RTGs + 12 Tugmasters .

Parceiros De Negócio

Deixamos sempre uma palavra de apreço aos nossos principais parceiros e subcontratados, Terminais do Norte, Aru Trading DM Transportes e Néctar Moçambique.

Destacamos a TN por ter investido no seu parque de máquinas e dotar o porto de mais equipamento leve, tais como empilhadoras, pás mecânicas e Manitou. Hoje a nossa resposta é muito diferente de 2021 – recuperamos negócio no empacotamento do algodão dentro do recinto e temos outra resposta ao rechego dos navios.

Contrato De Prestação De Serviços ONSHORE – CFM

Mantivemos uma muito boa relação operacional com o nosso cliente e tentamos de todas as maneiras enquadrar os seus pedidos, quer sejam operacionais ou comerciais.

Quanto aos orçamentos previstos, os CFM apontavam para um manuseamento anual de dois milhões e 700 mil Ton mas por todos os motivos já apresentados, foram realizadas 2 milhões e 200 mil Tons, com a principal quebra a ser registada nos contentores.

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